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Metodologias ativas de aprendizagem

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Com o acesso à informação por meio das tecnologias portáteis, os alunos estão “hiperconectados”, o que torna necessário o uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem. Os educadores enfrentam um grande desafio em desenvolver estratégias de ensino que atraiam a atenção dos alunos. Para atender a essas demandas, é preciso buscar metodologias inovadoras que proporcionem a prática pedagógica e permitam aos professores associar os métodos tradicionais de ensino às metodologias ativas de aprendizagem. 

As metodologias ativas são baseadas em estratégias de ensino reflexivas e críticas, onde se pode interpretar e intervir sobre a realidade, promover a interação entre as pessoas e valorizar a construção do conhecimento, os saberes e as situações de aprendizagem. O objetivo é fazer com que o aluno seja o personagem principal da relação de ensino aprendizagem, cujo professor contribua no processo participando de outras formas. Com o intuito de buscar favorecimento na motivação autônoma do aluno, extraindo o potencial do mesmo, o desperta curiosidade para descobrir novos conceitos e buscar novas perspectivas, diferentes do professor. 

Tipos de Metodologias Ativas:

  • Aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning): Essa metodologia ativa se baseia em solucionar problemas reais e complexos para desenvolver habilidades e competências;
  • Sala de aula invertida: Nessa metodologia ativa, os alunos aprendem o conteúdo em casa, através de materiais prévios, e a sala de aula é usada para esclarecer dúvidas, discutir e aplicar o que foi aprendido;
  • Gamificação: A gamificação é uma metodologia que utiliza elementos de jogos em atividades de aprendizagem, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e lúdico;
  • Estudos de caso: Nessa metodologia ativa, os alunos analisam situações reais ou hipotéticas para aplicar conceitos teóricos na resolução de problemas;
  • Debates e discussões em grupo: Essa metodologia ativa é utilizada para estimular a reflexão crítica e a construção de conhecimento em grupo, através da troca de ideias e opiniões sobre determinado tema;
  • Pesquisas de campo e trabalhos investigativos: Essa metodologia ativa incentiva os alunos a saírem do ambiente da sala de aula para realizarem pesquisas de campo, observando e coletando dados sobre um tema específico.

Benefícios em utilizar a Metodologia Ativa no processo de ensino-aprendizagem:

  • Desenvolvimento de senso de responsabilidade
  • Mais aprendizado de conteúdo
  • Alimenta a criatividade
  • Desenvolve a empatia
  • Desenvolve senso crítico
  • Habilidade de colaboração em equipe
  • Aumenta a independência na resolução de conflitos
  • Protagonismo diante da dificuldade

Para implementar metodologias ativas, as instituições de ensino devem ampliar sua visão, desenvolvendo uma cultura de espaços compartilhados e adoção da sala de aula invertida, através do meio híbrido e digital. Essas metodologias ativas buscam estimular o professor a explorar a experiência dos alunos como ponto de partida para a construção do conhecimento, oferecendo a eles ferramentas para utilizarem a vivência e as ideias próprias como forma de questionar o que está estabelecido, em busca de validação, ou de novos meios de se pensar a ciência.É importante que o educador avalie qual metodologia é a mais adequada para as necessidades e objetivos de seus alunos.

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