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Jargões Corporativos em Inglês que Você Precisa Conhecer

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

É difícil deixar de lado as expressões em inglês dentro do ambiente de trabalho: Brainstorming, Follow Up, ASAP, Feedback e Budget são alguns que já estão incorporados na nossa comunicação profissional, seja falada ou escrita. Todos os anos, novos jargões corporativos são criados na tentativa de abraçar o cenário de constantes mudanças na cultura organizacional das empresas, principalmente dentro da área de Recursos Humanos. Acreditamos que apesar da praticidade de alguns termos, o uso excessivo de jargões na comunicação pode causar dificuldade de entendimento, principalmente para os que não estão familiarizados com o Inglês. Procurar entendê-los e usá-los de acordo com contexto é o primeiro passo para uma comunicação corporativa eficaz. Portanto separamos abaixo alguns que nosso time vem escutando com frequência nos últimos meses:

  • Greenwashing: o termo é usado para descrever empresas que fazem declarações falsas ou enganosas sobre suas práticas ambientais ou produtos para parecerem mais ecologicamente corretas do que realmente são. Isso é feito com o objetivo de aumentar a reputação da empresa e conquistar clientes mais conscientes em relação ao meio ambiente.
  • Rage Applying: traduzido livremente para algo como “candidatura impulsiva”, essa expressão é usada para descrever a ação de enviar currículos e se inscrever em vagas de emprego com o único objetivo de expressar sua insatisfação com a empresa ou setor em que trabalha atualmente. Ou seja, é uma maneira de desabafar sua raiva ou frustração com o trabalho atual, sem a intenção de conseguir realmente um novo emprego.
  • Bare Minimum Monday (Segunda-feira do Mínimo Necessário): descreve uma segunda-feira em que os funcionários fazem apenas o básico para cumprir suas obrigações. Esse jargão é frequentemente usado por líderes para descrever uma falta de motivação ou comprometimento com o trabalho.
  • Bumping: termo usado para descrever a ação de um funcionário se mover para outra equipe ou departamento dentro da mesma empresa. Isso pode acontecer por uma variedade de razões, como uma mudança de interesse ou uma oportunidade de crescimento dentro da empresa.
  • Industry Hopping (Pular de Setor em Setor): é o ato de mudar de setor ou indústria com frequência. Esse jargão é frequentemente usado para descrever pessoas que não têm um foco claro em suas carreiras ou não conseguem se estabelecer em um setor específico.
  • Quiet Quitting (Demissão Silenciosa): ação que ocorre quando um funcionário deixa sua posição sem dar aviso prévio ou sem fornecer uma explicação clara. Isso pode criar problemas para a empresa e seus colegas de trabalho, especialmente se o funcionário tiver responsabilidades importantes.
  • Quiet Hiring (Contratação Silenciosa): oposto de Quiet Quitting, o Quiet Hiring é um termo que se refere ao processo de recrutamento em que uma empresa contrata um novo funcionário sem anunciar publicamente uma vaga de emprego. Isso significa que, em vez de postar uma descrição de trabalho e esperar por candidatos, a empresa escolhe silenciosamente alguém que já conhece (já dentro da empresa ou por indicação). Essa abordagem é considerada mais discreta e pode ser útil em situações em que uma empresa deseja evitar atrair muita atenção ou concorrência de outras empresas pelo mesmo talento.
  • FAT Fire: FAT é uma sigla em inglês que significa “Financially Independent, Retire Early” ou, em português, “Independência Financeira, Aposentadoria Antecipada”. O termo FAT Fire é usado para se referir a uma meta financeira em que uma pessoa deseja atingir um nível de independência financeira que permita que ela se aposente mais cedo do que a idade tradicional de aposentadoria. 
  • Employee Experience: esse termo refere-se a todas as experiências que um funcionário tem enquanto trabalha em uma empresa. Isso pode incluir aspectos como o ambiente de trabalho, as interações com os colegas de trabalho, as oportunidades de crescimento profissional, os benefícios oferecidos pela empresa, entre outros. O objetivo do conceito de Employee Experience é criar uma cultura organizacional que priorize a satisfação e o bem-estar dos funcionários, visando aumentar a produtividade e retenção dos talentos.
  • Ghosting:  usado para se referir a uma situação em que um candidato a uma vaga de emprego ou um profissional simplesmente desaparece sem dar qualquer explicação para a empresa. Isso pode ocorrer em diversas fases do processo de seleção, como na resposta a um convite para entrevista ou após ser contratado. Esse comportamento pode ter consequências negativas para a imagem do profissional no mercado de trabalho, além de gerar um desperdício de tempo e recursos por parte da empresa.

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