Posts

Quanto tempo leva para aprender um novo idioma?

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A maior parte das pessoas que buscam aprender uma nova língua querem fazê-lo em um curto período de tempo, entretanto, de modo profundo e com as competências linguísticas bem desenvolvidas – raros são os casos nos quais o aluno não se preocupa com o tempo de aprendizado.

Sabe-se que qualquer coisa na sociedade, sobretudo no ambiente de trabalho, requer o acúmulo de informações de modo prático, ágil e célere; pensando nisso, inclusive, práticas como a de factfulness (consumo excessivo e intenso de fatos, não importando o assunto, o que se aprende ou maneja. Os fatos são o foco, até mesmo na disseminação de opinião) tem sido amplamente empregadas. E não seria diferente quando se está aprendendo uma nova língua, mas, afinal, como saber quanto tempo é necessário para se aprender um idioma e como?

FATORES QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONTA

Para que seja medido o tempo necessário para se aprender um novo idioma, é preciso levar algumas questões em consideração, como:

  1. Suas experiências de aprendizado prévias: se você já aprendeu uma língua estrangeira, é muito mais fácil aprender outra, diante da fato de que você já está habituado(a) com tal processo de aprendizado;
  2. A língua que se está aprendendo: sejamos honestos, não é possível dizer que se leva o mesmo tempo para aprender Inglês e Russo, logo, é preciso averiguar a complexidade idiomática e gramatical da língua estrangeira, assim como o quanto esta é similar com sua língua nativa;
  3. Como se está aprendendo e quanto tempo a isso dedica: esses dois fatores são primordiais para medir o tempo através do qual você consegue aprender uma língua estrangeira, diante do fato de que existem meios mais eficaz do que outros – esse detalhe, inclusive, é pessoal e personalizado, já que existem diferentes estilos de aprendizagem. O tempo também deve ser levado em conta, já que uma pessoa que estuda Inglês 6 horas por dia, todos os dias, aprende a língua muito mais rápido do que alguém que se dedica apenas 2 horas por semana.

IMERSÃO: UMA ALTERNATIVA PARA QUEM QUER APRENDER RÁPIDO

Diante de tudo quanto fora exposto anteriormente, é preciso afirmar que não existe uma fórmula para medir em quanto tempo se aprende uma nova língua. Mas se você deseja aprender em pouco tempo um novo idioma, o melhor método para fazê-lo é através do Programa de Imersão, que promove um aprendizado mais intenso e constante, proporcionando um verdadeiro mergulho na obtenção do conhecimento da língua estrangeira, sem que seja preciso viajar para outro país.

Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, você pode consultar nosso artigo sobre imersão clicando aqui.          

A Auding promove imersões anuais, e já estamos com agenda aberta para o ano de 2022, entre em contato conosco!  

Escrito por Italo Medeiros Decottignies.

FONTES:

KAUFMANN, S. How long should it take to learn a language. Canada: The Linguist, 2021.

OXENHAM, J. How long does it take to learn a language. New Zealand: Rocket Languages, 2016.

Compartilhe esse conteúdo: