Posts

Você sabe qual é o seu estilo de aprendizagem?

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Cada pessoa tem seu jeito único de aprender. Existem diversas formas de aprendizado, nenhuma melhor do que a outra, apenas modos diferentes de obter o mesmo conhecimento, cada qual com suas especificidades e ênfases. Porém é muito importante conhecer qual é o seu estilo de aprendizado: este lhe ajudará a absorver melhor o conteúdo, aprendendo em menos tempo e com mais profundidade.

Muitos testes são oferecidos na internet para te ajudar a obter uma resposta sobre a maneira mais adequada de aprender, porém, nenhum deles é oficial ou mesmo padronizado, de modo que o melhor modo de descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem seja através da análise detalhada e da compreensão de como funciona cada estilo. A seguir, pontuamos diversos desses estilos, explicando cada um deles e oferecendo exemplos dos melhores modos de colocar cada um em prática. Esperamos que encontre o seu! Veja:

VISUAL (OU ESPACIAL): as imagens são o foco desse tipo de aprendizado, de modo que aquele que está aprendendo absorve melhor o conteúdo quando ele é apresentado através de infográficos, imagens, diagramas e figuras diversas. O uso de cores para variar assuntos também é marcadamente presente. Nessa modalidade, é comum utilizar brainstormings, mapas mentais, etc.

AUDITIVO (OU MUSICAL): o aprendizado através de músicas e sons diversos é predominante nesse estilo de aprendizagem, assim como a captação de recursos do gênero. Os jingles de memorização são muito eficientes para pessoas que preferem aprender assim. A gravação de aulas em áudio, conversão de texto para áudio, músicas e etc são as ferramentas ideais.

VERBAL (OU LINGUÍSTICO): como se deve subtrair do próprio título, as palavras e seus respectivos usos são o que mais domina essa forma de se aprender. Considerada a mais próxima ao sistema educacional de ensino formal, táticas como realizar anotações, fazer gravações e ler textos são muito comuns para quem tem preferência por esse estilo de aprendizagem.

LÓGICO (OU MATEMÁTICO): também muito parecido com o modus operandi do sistema formal e normativo de ensino, esse estilo prima pelo uso da lógica e do raciocínio matemático em detrimento de outras formas. Nesse estilo é muito comum que se use a formação de listas e enumeração de tópicos ou assuntos-chave e o cuidado com os procedimentos que envolvem o ato de aprender.

FÍSICO (OU CINESTÉSICO): o uso do corpo, as mãos e o sentido do tato são mais comuns para quem opta por essa modalidade de aprendizado. Pode-se dizer, ainda, que talvez seja este um dos mais subjetivos meios de se aprender, voltado para a sensação que o conteúdo ministrado transmite em você, a prática de exercícios, a escrita e o desenho de diagramas, dentre outros.

SOCIAL (OU INTERPESSOAL): aqui o aprendizado em grupos como a melhor forma de obter e reter o conhecimento é priorizado, em detrimento de outros meios possíveis e/ou disponíveis. Compartilhar sobre o que se está aprendendo, discutir e tirar dúvidas é fundamental, e na falta de um grupo formal de estudo, é comum que o faça envolvendo amigos e familiares.

SOLITÁRIO (OU INTRAPESSOAL): este representa o exato oposto do aprendiz social ou interpessoal, tendo como pilar de seu sistema de aprendizado o fato de que sozinho se aprende muito mais, exercendo uma espécie de autodidatismo. Quando no contexto de aula com professor, o ideal é que o conteúdo ou a língua que se aprende façam uso de crenças, valores, objetivos e metas de tal aprendiz.

Esperamos que tenha conseguido descobrir seu estilo de aprendizagem ou mesmo que tenha se identificado com mais de um. Na Auding, respeitamos e adaptamos o seu estilo de aprendizagem em conjunto com nossa metodologia comunicativa, para que o conteúdo seja absorvido e reaproveitado ao máximo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!  

Escrito por: Italo Medeiros Decottignies

FONTES:

• COLÉGIO BATISTA MINEIRO. Conheça os diferentes estilos de aprendizagem para um melhor desempenho escolar. Minas Gerais: Rede Batista de Educação, 2021.

• ESTÁCIO. Tipos de aprendizagem: Conheça os 7 existentes e identifique o seu. Rio de Janeiro: Estácio, 2019.

• SENA, A. Os 7 estilos de aprendizado. São Paulo: Notícias Concursos, 2019.

Compartilhe esse conteúdo: