Posts

5 MOTIVOS PARA INVESTIR NO TREINAMENTO EM IDIOMAS PARA OS COLABORADORES DA SUA EMPRESA

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Gestores e líderes de empresas, este artigo foi escrito especialmente para vocês.

Já se perguntaram por que motivar seus colaboradores a aprenderem um novo idioma? Talvez não faça sentido caso a empresa não seja multinacional ou línguas como inglês e espanhol não sejam necessárias no dia a dia de trabalho. Porém, saiba que deixar de investir neste tipo de treinamento pode causar inúmeras desvantagens, como aumento do turnover e falta de perspectiva de crescimento deste profissional. 

Investir no treinamento em idiomas para os colaboradores é uma das estratégias mais efetivas que uma empresa pode adotar para aumentar sua competitividade no mercado global. Com a globalização e o aumento da internacionalização dos negócios, a comunicação em inglês e em outros idiomas se tornou fundamental para o sucesso das empresas. Neste artigo, serão apresentados os 5 principais motivos pelos quais é importante investir nestes treinamentos, tomando como base algumas estatísticas. 

Facilita a comunicação com clientes e fornecedores internacionais

A língua é o principal meio de comunicação entre as pessoas e isso não é diferente no ambiente corporativo. O inglês é o idioma mais utilizado em negociações internacionais, mas há também outros idiomas que são importantes em determinados mercados. De acordo com um estudo realizado pela EF Education First, apenas 1 em cada 4 profissionais no mundo fala inglês em um nível suficiente para conduzir uma negociação. Isso significa que se a empresa não investir em treinamento em idiomas para seus colaboradores, poderá perder negócios importantes.

Melhora a competitividade da empresa

Um colaborador que domina mais de um idioma tem uma vantagem competitiva em relação a outros que falam apenas uma língua. Ele pode ser colocado em posições estratégicas em projetos internacionais, além de poder se comunicar com colegas de outras filiais da empresa em diferentes países. Segundo uma pesquisa realizada pela British Council, 89% das empresas acreditam que a falta de habilidades em idiomas estrangeiros é um obstáculo para o sucesso nos negócios.

Amplia as oportunidades de carreira dos colaboradores

O conhecimento de um segundo idioma pode ser um diferencial para a progressão na carreira de um colaborador. Um estudo realizado pela American Council on the Teaching of Foreign Languages mostrou que 91% dos profissionais que trabalham em áreas de negócios e finanças consideram que o conhecimento de um segundo idioma é um diferencial na contratação e promoção de colaboradores.

Maior produtividade

De acordo com um estudo da Rosetta Stone, funcionários bilíngues são mais produtivos do que seus colegas que falam apenas uma língua. Em média, eles economizam 2 horas por semana em tarefas de tradução e revisão de documentos.

Redução de custos

Outro estudo, realizado pela empresa Voxy, revelou que empresas que investem em programas de treinamento de idiomas economizam em média US$ 798 /ano por funcionário em custos com tradução, erros de comunicação e outras despesas relacionadas a barreiras linguísticas.

Compartilhe esse conteúdo: