Suba as “escadas” de nível e alcance a fluência

Suba as “escadas” de nível e alcance a fluência
Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Você já se perguntou como medir seu progresso ao aprender um novo idioma? Provavelmente você já fez algum nivelamento com base no Quadro Europeu de Referência Comum para as Línguas (QECR) que te trouxe uma visão clara dos seis níveis de aprendizagem e seu ponto de partida. Esta régua de nível surgiu em 1991 pela necessidade de melhorar a qualidade de comunicação entre pessoas de diferentes contextos linguísticos e culturais, já que a comunicação permite uma maior mobilidade e um maior intercâmbio de ideias, conhecimentos e negociações. 

Vamos explorar essas “escadas” linguísticas e descobrir como você pode construir sua confiança comunicativa!

A1 – Iniciante
Bora que a jornada é longa, mas extremamente gratificante! Alunos neste nível são capazes de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Podem apresentar-se e apresentar outros e são capazes de fazer perguntas e dar respostas sobre assuntos pessoais. Podem comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lentamente e se mostrar cooperante.

A2 – Básico
Neste famoso nível “falso iniciante”, o aluno é capaz de formar frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata. É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação direta sobre assuntos familiares. 

B1 – Pré Intermediário
O nível B já indica um início de autonomia na comunicação, onde o aluno é capaz de compreender os pontos principais, quando usada uma linguagem clara e familiar. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos de seu conhecimento. Pode descrever experiências e expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

B2 – Intermediário
Aqui costumamos brincar que é a famosa “zona de conforto”, pois muitos param neste nível por acharem seguros o suficiente para entender e falar. Mas caso não haja continuidade nos estudos, perde-se a prática e é gerada grande insegurança. Alunos no B2 são capazes de compreender e as ideias principais em textos complexos sobre diversos assuntos. Na fala, são capazes de comunicar com certa espontaneidade com falantes nativos, mesmo sem entender a maioria das expressões. 

C1 – Pós Intermediário
No nível C, o “pensar” no idioma estudado naturalmente surge. Se comunicam de forma fluente, sem precisar procurar muito as palavras. Compreendem um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. Usam a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais – articulando com coesão no discurso. 

C2 – Avançado
Parabéns, você é quase um nativo! Aqui você domina o idioma, escrevendo e falando com a mesma fluência que em sua língua materna. É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê, com autêntica fluência e exatidão nas palavras. 

Os treinamentos da Auding seguem as diretrizes do QECR ou Common European Framework of Reference for Languages (CEFR – em Inglês). Inclusive se for fazer alguma certificação internacional (TOEFL, IELTS, DELF, SIELE etc), já terá a equivalência certa, restando apenas se preparar para o exame no dia. 

Ficou curioso para saber em qual nível está? Lá na página inicial da Auding você encontra nossos nivelamentos escritos, o primeiro passo para seu rumo à fluência. Depois entramos em contato para agendamento da avaliação oral e consequente definição do nível.
Vem com a gente!

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