Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Vou começar contando uma curiosidade fora de contexto: você sabia que as palavras representam apenas 7% da sua comunicação? Já o tom de voz representa 38% e a linguagem corporal, 55%! Portanto não fique nervoso caso erre algum tempo verbal ou troque alguma preposição. A comunicação vai muito além das palavras.

Enquanto muitos iniciam seus estudos na leitura e na estrutura gramatical, a verdadeira chave para dominar um novo idioma está no desenvolvimento da confiança através de aulas “mão na massa” e direcionadas aos seus objetivos. Seja qual for o seu nível de partida na língua. Porém, de nada adianta ter o formato de aula ideal para você se a sua mente não está “programada” para enfrentar os desafios durante o processo de aprendizagem. 

É aí que entra a Programação Neurolinguística (PNL), abordagem que estuda o cérebro e comportamento humano. E quando associada à aprendizagem de uma língua estrangeira, se torna uma aliada poderosíssima. De forma resumida (e até um pouco injusta), vou apresentar algumas técnicas úteis da PNL que tenho certeza de que irão te ajudar!

  1. Quebre barreiras mentais e crenças que limitam sua fala no inglês

Por exemplo, se você sempre acreditou que não conseguia pronunciar certas palavras, a PNL vai mudar isso. Identifique seus padrões negativos e reprograme sua mente para a confiança. Um exemplo prático seria substituir o “não consigo” por “estou melhorando a cada dia” ou “ainda não consigo, mas vou chegar lá”. 

  1. Utilize a Visualização para falar com segurança

Feche os olhos e se imagine falando inglês (ou qualquer outro idioma) com facilidade e confiança. A visualização é uma técnica-chave da PNL que impacta diretamente na fluência. Ao visualizar o sucesso repetidamente, você reprograma sua mente subconsciente para acreditar em suas habilidades, melhorando sua fala de maneira surpreendente.

  1. Ancore emoções positivas durante a aprendizagem

A PNL utiliza a técnica da Ancoragem para associar emoções positivas ao aprendizado de idiomas. Crie um gatilho mental que evoca um estado emocional positivo quando você fala inglês. Essa âncora, ao longo do tempo, aumenta sua confiança e reduz a ansiedade, seja nas aulas práticas ou em conversas reais.

  1. Estabeleça Rapport

A construção de rapport é uma chave para a comunicação eficaz. Pratique isso nas aulas práticas: conecte-se com seus instrutores e crie um ambiente de aprendizado seguro e que abrace seus erros. Na PNL, a técnica do rapport aprimora o aprendizado ao promover comunicação aberta e feedback construtivo.

  1. Identifique padrões de comunicação com a Modelagem

A PNL pode te ajudar a captar padrões de linguagem de falantes fluentes e nativos. Ao observar e modelar esses padrões, você cria e desenvolve seu próprio estilo de comunicação, desenvolvendo uma fluidez natural de fala.

  1. Entenda que o erro é só mais um passo (à frente!) para a fluência

O medo de cometer erros é coisa do passado! A PNL ensina a ver os erros como oportunidades de crescimento. Adote uma mentalidade positiva e resiliente, esteja disposto a correr riscos e se arrisque! É super normal tropeçar no caminho.

 

Por fim, esqueça os métodos tradicionais de ensino. Busque por conversas reais, simulações e debates. Seja curioso e interessado. Na Auding, quando nossos alunos praticam uma nova língua em um ambiente seguro e com feedback constante do professor, o medo de falar é aos poucos superado, enquanto desenvolvem uma autêntica comunicação interpessoal. 


Venha conhecer a metodologia da Auding! Vamos juntos vencer seus desafios pessoais e profissionais de comunicação. Fale com nossos especialistas hoje mesmo.

Compartilhe esse conteúdo: