Não é novidade que ter domínio do inglês deixou de ser desejável para se tornar um pré-requisito para muitas vagas de emprego. A importância do inglês no meio profissional é tanta que, mesmo quem já trabalha numa mesma empresa há algum tempo, sente-se pressionado a aprender a língua.
Segundo pesquisa realizada pela Kaplan International, a grande maioria (52%) dos que tem interesse no inglês procuram o aprendizado da língua para melhoria profissional. O segundo grande motivador é para conhecimento pessoal (22%) enquanto 11% se interessam pelo inglês apenas no o intuito de conhecer novas culturas.

Fonte: Catho
Apesar do idioma ser um diferencial no mercado de trabalho, tanto na conquista de uma vaga, quanto dentro da organização, apenas 11% dos candidatos conseguem se comunicar sem dificuldades em inglês, e destes, apenas 3,4% conseguem falar e entender fluentemente sobre qualquer assunto.
O inglês é a língua de maior influência no mundo. Oficial para mais de 50 países e também de organizações importantes, como a ONU, a OTAN e a NASA, o inglês é a língua da internet, da programação e das redes sociais. Além disso, o idioma sempre pode ser utilizado em viagens por todo o mundo e naturalmente já faz parte do nosso vocabulário, sem percebermos: jeans, happy hour, hot dog, cream cracker, etc.
No mercado de trabalho, isso não é diferente. O inglês não só nos emprestou diversas expressões corporativas (marketing, know how, ombudsman), como também é meio de comunicação padrão na maioria das empresas multinacionais. Até quem trabalha com atendimento em lojas e restaurantes sente a necessidade de aprender inglês, tendo em vista que o Brasil foi o país da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e será o das Olimpíadas. Atualmente, o país também tem sido um destino de viagem muito procurado por turistas devido à desvalorização do real.
Quem almeja conquistar uma boa posição no mercado de trabalho precisa saber inglês. Não só ler, escrever e falar corretamente, mas ter um conhecimento profundo da língua é um grande diferencial. Tanto o conhecimento de um vocabulário extenso quanto a fluência da língua são itens avaliados em processos seletivos e podem ser o diferencial na hora de efetuar uma contratação. A vivência em países de língua inglesa também pode fazer com que um currículo se destaque dentre os outros.
A importância do inglês no mercado de trabalho é ainda maior para quem quer conquistar melhores salários. Segundo uma pesquisa feita pela Catho, um profissional que sabe falar inglês fluentemente pode receber entre 47 e 52% a mais do que um que não saiba, dependendo do seu nível hierárquico.
Para além de facilitar a comunicação e melhorar os salários, sua importância está em também contribuir muito para o crescimento pessoal de qualquer pessoa. Aprender uma nova língua é sempre válido e pode fazer bem para a memória. Falar duas línguas e praticá-las diariamente atrasa por até cinco anos o aparecimento dos sintomas do Alzheimer em idosos, revelou um estudo publicado por um grupo de cientistas canadenses. Atualmente, nenhum remédio permite tal resultado, acrescentou a pesquisa, realizada pelo Instituto Rotman do centro de pesquisas geriátricas Baycrest, de Toronto, e publicada na revista Neurology. (Fonte: Revista Veja)
Aprender inglês também coopera com o desenvolvimento da rapidez de raciocínio, desperta a vontade de conhecer outras culturas e saber o que está acontecendo no resto do mundo.
Quanto mais cedo uma pessoa começa a estudar inglês, melhores são os resultados. No entanto, professores são categóricos em afirmar que não há idade para aprender. E quem deseja melhorar seu currículo pode e deve recorrer a uma escola de idiomas. E, se o objetivo for aprender inglês voltado para o seu nicho de trabalho, a melhor saída é procurar um curso que ofereça esta modalidade.
Muitas empresas tem usado a aprendizagem de um segundo idioma para qualificar ainda mais sua mão de obra. Uma opção popular é a organização buscar um curso para seus funcionários e oferecê-lo dentro de sua própria empresa. Assim, todos os funcionários têm as mesmas chances de aprender num curso voltado especialmente para as necessidades diárias da empresa.
Agora que sabe da importância do inglês no mercado de trabalho, comece já a aprender este idioma, e torne-se fluente na língua inglesa. Cresça dentro da empresa e se destaque no mercado de trabalho. Quanto mais cedo começar, mais rápido dominará o inglês. Não espere que cobrem esse conhecimento de você: faça já seu teste de nivelamento na Auding Idiomas e comece um curso personalizado e moldado às suas necessidades e meio profissional.