Halloween ao Redor do Mundo!

Por 28 de outubro de 2021Alemão, Auding Idiomas, Espanhol, Francês, Inglês

O dia de Halloween é a data mais esperada do ano para a maior parte dos Norte-americanos, independente de quantos anos você tenha. Os adultos vão para as festas e celebrações, os jovens e adolescentes certamente encontram uma balada ou casa mal assombrada para visitar, e as crianças, fantasiadas desde o dia anterior, vão à caça dos doces – prometendo travessuras sem igual, se não obtiverem seu prêmio. A decisão é dos adultos: trick or treat?

Mas será que o Halloween é comemorado apenas nos Estados Unidos? Com certeza não… E podemos provar! O feriado, celebrado no dia 31 de Outubro, é comemorado no mundo inteiro – até mesmo no Brasil! Apesar de sua história que remonta os povos celtas e algumas tradições religiosas consideradas pagãs, a verdade, como qualquer outra coisa na história, é que a forma de comemorar atualmente é muito diferente de muitos séculos atrás.

Sem mais delongas… é hora de conhecer um pouco mais da tradição e da cultura do Halloween em alguns países!

HALLOWEEN NA ALEMANHA

Celebrado por muitos no Dia de Todos os Santos, ou Allerheiligentag, em Alemão, o Halloween na Alemanha é muito parecido com o modo como se celebra nos Estados Unidos, onde muitas crianças saem fantasiadas para pedir doces e enfeitam as casas com as famosas abóboras Jack-o-lantern

Walpurgisnacht Night: second Halloween in Germany
Fonte: ColossalUmbrela (2021).

A presença das bruxas já é algo bem diferente, sendo mais aparente e intenso, por conta do papel que as “bruxas” ocupavam no passado da Alemanha. Para muitos alemães, o Halloween se misturou com a tradição do país que é conhecida como Dia das Bruxas, ou Walpurgisnacht, que é celebrado na noite depois do dia 1º de maio.

HALLOWEEN NO BRASIL

No Brasil, a influência do Halloween veio principalmente pelos cursos de idiomas, que tem o costume de fazer festas temáticas, onde os alunos vão fantasiados. Os brasileiros gostaram da data e já é costume ver adereços de Halloween serem vendidos nas lojas.

Uma curiosidade: como forma de valorizar a cultura e folclore brasileiro, algumas cidades, como SP e Fortaleza, oficializaram o dia 31 de outubro como sendo o “Dia do Saci”. A data é oficial desde 2003 e é uma resposta à onda do Halloween americanizado que se tornou presente no país.

HALLOWEEN NO REINO UNIDO

Como já aprendemos que o Halloween tem origem Celta, países como a Escócia e a Irlanda (que teve uma parte do post só pra ela) comemoram as raízes do festival do Samhain, com enormes fogueiras e desfiles pelas cidades.

Entretanto, o resto do território britânico não leva as tradições muito a sério. Trick or treating não é muito popular e nem todas as pessoas usam fantasias no dia 31. O que é mais comum são festas em bares e clubes e passeios temáticos pelos pontos turísticos, como o London Eye.

Uma das atrações da roda-gigante é uma experiência de 30 minutos, onde uma pessoa conta quatro histórias diferentes sobre fantasmas baseados em Londres, sendo que uma delas não é real. A dinâmica é realizada tanto para crianças, quanto para adultos.

Mais informações: https://www.londoneye.com/whats-on/halloween/

HALOWEEN NA IRLANDA

Como mencionado acima, acredita-se que foi a Irlanda o berço do Halloween. Atualmente, os irlandeses ainda acendem grandes fogueiras em homenagem ` data e realizam desfiles pelas cidades.

Os irlandeses também têm como tradição o Barmbrack, um tipo de pão similar a um panetone. A diferença é que esse pão especial para o Halloween tem objetos dentro para brincar de adivinhar o futuro. Essa tradição também vem dos Celtas, segundo alguns historiadores. Se um dos objetos for um anel, por exemplo, significa que você se casará em breve.

O famoso pão Barmbrack

HALLOWEEN NO MÉXICO

No México, o Halloween coincide com o Dia de Los Muertos, um dos feriados mais importantes do país. Diferente do Halloween tradicional, O Dia de Los Muertos no México tem significado mais alegre e envolvente. Comemorado entre os dias 31 e 2 de novembro, a morte é festejada com muita cor e alegria.

Nesta data, todo o país de mobiliza e familiares e amigos se juntam e comemoram a visita dos antepassados que já morreram.

HALLOWEEN NA ITÁLIA

Halloween in Italy - Life in Italy
Fonte: Life in Italy (2019)

Não muito diferente da celebração na Alemanha, por exemplo, o Halloween na Itália também é celebrado no Dia de Todos os Santos, sendo conhecido como La Festa di Ognissanti, em Italiano, ou no Dia dos Mortos, também chamado de Il Giorno dei Morti. Sendo uma festa religiosa na Itália, a data também é por lá um feriado nacional. Nesse dia, os italianos costumam ir à missa, celebrar com os amigos e a família, e comer sobremesas maravilhosas, como o dolci dei morti.

HALLOWEEN NA FRANÇA

Diferente de outros lugares ao redor do mundo, o Halloween na França é mais reservado, por assim dizer. Nesse sentido, não é tão animado como em lugares como os Estados Unidos ou Canadá, mas tem o seu valor. A festa por lá é conhecida como La Toussaint, em Francês. Outra curiosidade é que diferente do tradicional trick or treat, os franceses costumam dizer candies or a spell (des bonbons ou un sort). É comum, ainda, que as fantasias sejam assustadoras, ao invés de divertidas, e se visite muitos lugares assustadores!

Paris - Halloween 1997 : Hubert Marot - flickr | Paris in autumn, Paris,  Paris love
Fonte: Hubert Marot (1997)

E então? O que achou? Nos conte em que lugar você prefere celebrar o Halloween! E não se esqueça que com o Alemão, o Francês e o Italiano da Auding Idiomas você consegue participar livremente do feriado e se divertir falando uma língua totalmente diferente da sua!

Escrito por Ítalo Leonardo Silva Medeiros da Cunha.

Comentários

Posts Relacionados

Deixe um Comentário