Posts

Flipped Classroom

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Imagine um cenário tradicional de sala de aula: um professor à frente da turma ministrando conteúdos e sendo a fonte de todo o saber, enquanto o aluno, mero expectador da prática do ensinar-aprender se mantém em posição ereta de aprendizado, realiza suas tarefas e depois vai embora. Agora, considere o exato oposto de todo esse processo: o aluno como a fonte do saber e de todo o processo de ensino-aprendizagem, seja através do partir do aluno (conforme a pedagogia freiriana) ou o aluno como aquele que desenvolve os conteúdos e os ensina. Isso é o futuro. E isso certamente é flipped classroom, mas não só…

QUAL É O CONCEITO DE FLIPPED CLASSROOM E DE ONDE ISSO VEM?

Na metodologia ativa do Flipped Classroom ( ou “sala de aula invertida” ), o ambiente de aprendizado passa a ser outro, mas não é só o ambiente que muda. Inicialmente, essa atividade se desenrola quando o aluno passa a ter contato com o conteúdo antes mesmo das aulas – método muito comum, inclusive, no mundo inteiro, sobretudo nos Estados Unidos e na União Europeia, mas ainda “tímido” no Brasil.

Nesse método, o aluno é aquele que deve realizar pesquisas consistentes e buscar o conteúdo que é objeto do aprendizado, não o oposto. Seja através de artigos acadêmicos ou recursos audiovisuais, já que as ferramentas pouco importam, desde que o objetivo final seja alcançado. Você deve estar se perguntando onde entra o professor em tudo isso e como se desenrola o ambiente da sala de aula, acontece o seguinte: o professor se torna um auxílio, guia, mentor, ajudando em todo o processo e a jornada, na qual o aluno é o guia. Nas aulas, o espaço é utilizado para que sejam tiradas dúvidas e os conteúdos sejam debatidos.

Esse recurso surgiu em 2008, pelas mãos de dois professores norte-americanos (Jonathan Bergmann e Aaron Sams) que certo dia resolveram gravar vídeos de suas aulas e disponibilizá-los na internet para os alunos que eventualmente perdessem as respectivas aulas. Os vídeos, de certo modo, “viralizaram” e passaram a ser acessados por estudantes e professores de outras partes dos Estados Unidos e do mundo. Percebendo o potencial do trabalho que iniciaram, acabaram por desenvolver o método e alavancar seu uso. Hoje ambos fazem parte do conselho da Flipped Learning Network (FLN), uma instituição voltada para a pesquisa acerca do modelo flipped.

Fonte: Blog Lyceum

VANTAGENS DA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM

  • Ênfase no processo individual de cada aluno e o desenvolvimento de um programa exclusivo e que se atente às necessidades individuais de cada um;
  • Desenvolvimento de uma maior independência e autonomia por parte do aluno, assim como demonstração de um maior engajamento e senso de liderança do mesmo;
  • Oportunidade de desenvolvimento de raciocínio lógico e interação entre aluno-professor, assim como ampliação do senso crítico e da ordenação do saber e da retórica;
  • Progresso consistente pessoal e acadêmico do aluno, potencializando-o em todas as suas dimensões e facilitando sua interação com o conteúdo.

Escrito por Italo Medeiros Decottignies

FONTES:

ÁRVORE. Sala de aula invertida: saiba tudo sobre o conceito e como aplicar. São Paulo: Blog da Árvore, 2021.

RODRIGUES, S. Da Flipped Classroom à Flipped Learning. Foz do Iguaçu: Hoper Educação, 2015.

SCHILLER, N.A.; HERREID, C.F. Case studies and the Flipped Classroom. New York: Journal of College Science Teaching, University of Buffalo. 2013.

Compartilhe esse conteúdo: