Como o Halloween é Comemorado ao Redor do Mundo?

Por 31 de outubro de 2019Auding Idiomas, Inglês

O Halloween ou Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro em muitos países ao redor do mundo. O nome “Halloween” vem de “All Hallow’s Eve” que significa “véspera do dia de todos os santos”.

A história por trás da famosa data têm origem celta, há mais de 2000 anos atrás. Os Celtas comemoravam o ano novo e o início do inverno no dia 01 de novembro. Para isso, eles realizavam a festa do “Samhain”, no dia 31, véspera do ano novo. Eles acreditavam que nesta data o mundo dos vivos e dos mortos se uniam em um só. A festa incluía também o sacrifício de animais e uma grande fogueira em homenagem aos mortos.

Porém, como tratava-se de uma festa pagã, a Igreja Católica logo fez questão de anular a data, fazendo com que o dia 01 de novembro fosse o “Dia de Todos os Santos”, comemorado mundialmente até hoje.

Acredita-se que o nome “Dia das Bruxas” tenha vindo também da Igreja, visto que qualquer pessoa que participasse de qualquer ação pagã era chamada de “bruxa”.

Muito tempo depois, imigrantes irlandeses – que são descendentes dos Celtas – foram para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida, e acabaram levando suas tradições junto com eles.

Os americanos abraçaram estes costumes e hoje o Halloween é o feriado não-cristão mais popular no país. Mas e no resto do mundo? Será que outros países também comemoram o Halloween? Veja abaixo alguns exemplos:

 

// IRLANDA

Como mencionado acima, acredita-se que foi a Irlanda o berço do Halloween. Atualmente, os irlandeses ainda acendem grandes fogueiras em homenagem ` data e realizam desfiles pelas cidades.

Os irlandeses também têm como tradição o Barmbrack, um tipo de pão similar a um panetone. A diferença é que esse pão especial para o Halloween tem objetos dentro para brincar de adivinhar o futuro. Essa tradição também vem dos Celtas, segundo alguns historiadores. Se um dos objetos for um anel, por exemplo, significa que você se casará em breve.

O famoso pão Barmbrack

 

// ESTADOS UNIDOS  

Nos EUA, o Halloween é levado muito a sério, visto que eles talvez sejam a principal razão pela qual a festa é tão popular no mundo inteiro. Assim como nos filmes e séries, os americanos possuem diversas tradições nesta data.

Além do trick or treating, o famoso “doces ou travessuras”, eles ainda decoram as casas e saem fantasiados pelas ruas. As abóboras esculpidas para parecerem caras assustadoras também são bem características. Mas o curioso aqui é que todas essas tradições foram trazidas pela Irlanda!

Happy Halloween!

Os historiadores acreditam que durante a festa do Samhain, os Celtas decoravam suas casas com criaturas assustadoras, como morcegos e aranhas, a fim de amedrontar os espíritos malignos que estavam à solta.

Falando neles, como os Celtas acreditavam que na noite de 31 de outubro os espíritos dos mortos vagavam junto a fadas, bruxas e demônios, estes acabaram sendo os temas mais comuns das fantasias de Halloween.

E por último, a tradição do trick or treating também pode ser ligada aos Celtas, que costumavam oferecer comida aos espíritos do Halloween para aplacá-los e para indicar o caminho das casas de suas famílias.

Porém, há ainda outra teoria sobre a tradição dos doces de porta em porta. Segundo o pesquisador Jack Santino, professor de Cultura Popular dos EUA, acredita-se que a ideia de fazer com que as crianças pedissem doces de porta em porta nasceu nos EUA, nos anos 1930. O objetivo era dar às crianças uma participação no Halloween mas evitar que elas ficassem nas ruas fazendo bagunça.

“Trick or treat, give me something good to eat!”

E segundo o mesmo pesquisador, as abóboras esculpidas também vem parcialmente dos Estados Unidos. “Uma lenda celta dizia que um espírito que não conseguia ir nem ao céu nem ao inferno usou uma lanterna para guiar-se. Os irlandeses, ao imigrar aos Estados Unidos, conheceram as abóboras e perceberam que, ocas, elas também funcionavam bem como lanternas e continuaram assim a tradição”, diz Santino.

 

// REINO UNIDO

 Como já aprendemos que o Halloween tem origem Celta, países como a Escócia e a Irlanda (que teve uma parte do post só pra ela) comemoram as raízes do festival do Samhain, com enormes fogueiras e desfiles pelas cidades.

Entretanto, o resto do território britânico não leva as tradições muito a sério. Trick or treating não é muito popular e nem todas as pessoas usam fantasias no dia 31. O que é mais comum são festas em bares e clubes e passeios temáticos pelos pontos turísticos, como o London Eye.

Uma das atrações da roda-gigante é uma experiência de 30 minutos, onde uma pessoa conta quatro histórias diferentes sobre fantasmas baseados em Londres, sendo que uma delas não é real. A dinâmica é realizada tanto para crianças, quanto para adultos.

Mais informações: https://www.londoneye.com/whats-on/halloween/

 

// BRASIL

No Brasil, a influência do Halloween veio principalmente pelos cursos de idiomas, que tem o costume de fazer festas temáticas, onde os alunos vão fantasiados. Os brasileiros gostaram da data e já é costume ver adereços de Halloween serem vendidos nas lojas.

Uma curiosidade: como forma de valorizar a cultura e folclore brasileiro, algumas cidades, como SP e Fortaleza, oficializaram o dia 31 de outubro como sendo o “Dia do Saci”. A data é oficial desde 2003 e é uma resposta à onda do Halloween americanizado que se tornou presente no país. 

Dia do Saci

 

// MÉXICO

No México, o Halloween coincide com o Dia de Los Muertos, um dos feriados mais importantes do país. Diferente do Halloween tradicional, O Dia de Los Muertos no México tem significado mais alegre e envolvente. Comemorado entre os dias 31 e 2 de novembro, a morte é festejada com muita cor e alegria.

Nesta data, todo o país de mobiliza e familiares e amigos se juntam e comemoram a visita dos antepassados que já morreram.

Filme “Viva, a Vida é uma Festa”, de 2017.

 

E aí? Já escolheu onde vai passar o Halloween de 2020? Seja qual for o destino, a Auding está pronta para ajudar você a melhor se adaptar com qualquer língua estrangeira e aproveitar as festividades da melhor forma possível!

 

Comentários

Posts Relacionados

  • Cinco de MayoCinco de MayoHoy se celebra el Cinco de Mayo, un día importante para México. Además de muy significativo, no es un día celebrado por todo el país, sólo […]
  • Um Medo a Ser Enfrentado: Phrasal VerbsUm Medo a Ser Enfrentado: Phrasal VerbsQuem tem medo de phrasal verbs? Phrasal verbs, ou verbos preposicionais, são combinações de verbos e preposições, verbos e advérbios ou […]
  • O Espanhol e suas DiferençasO Espanhol e suas DiferençasA língua espanhola é muito procurada entre estudantes brasileiros pela semelhança que possui com o português, e também por servir como […]

Deixe um Comentário