A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS JURÍDICO

Por 5 de novembro de 2021Inglês
Fonte: Carla Saboia (2017)

A Língua Inglesa é tida como uma das mais importantes no mundo inteiro, sendo considerada por muitos como a língua universal. Sua importância se reflete não somente através da quantidade de pessoas que dominam o idioma ou mesmo na vastidão e relevância dos países que a têm como língua oficial, como também no uso da mesma em ambientes corporativos e acadêmicos.

            Mesmo que muitos operadores do Direitos não consigam identificar, a priori, a proeminência do Inglês para suas respectivas áreas e em suas vidas, fato é que a língua tem se mostrado impreterível e até mesmo critério de desempate entre candidatos à vagas em grandes escritórios.

O INGLÊS NO ESCRITÓRIO

            Não é preciso nem mencionar que os escritórios de advocacia são o destino da maior parte dos graduados em Direito e que, quando o assunto é o Poder Judiciário, o ofício que mais possui profissionais atuantes é o do “advogado”. Nesse sentido, refletir sobre a importância do Inglês quando se quer ingressar nesse contexto é fundamental, posto que o mesmo é pré-requisito para o acesso a muitos escritórios – em alguns, inclusive, se exige o domínio da língua até mesmo por seus estagiários.

Fonte: Deposit Photos (2021)

Outras atividades relevantes e que carecem o uso do Inglês são: comunicação e trato com os clientes (muitos deles estrangeiros, ou quando em escritórios que possuem sede em outros países); formalização e negociação de contratos (seja de pessoa física ou jurídica, assim como em fusões com grandes escritórios de outros países); realização de auditorias e acordos; atividades no âmbito do Direito Internacional Público e Privado.

O INGLÊS NO TRIBUNAL E NA MAGISTRATURA A maior parte dos operadores sonham ou já sonharam com a realização de sustentação oral em grande tribunal, como o Supremo Tribunal Federal (STF), ou mesmo com o ingresso na magistratura, independentemente da instância. Para tais aspirantes, recém-ingressos ou plenos, o conhecimento técnico do Inglês possibilita: conhecimento de doutrina em outros idiomas; pesquisa jurisprudencial em cortes de outros países, como a Suprema Corte Americana, ou internacionais, como o Tribunal Penal Internacional e a Corte Internacional de Justiça; elaboração de peças processuais mais robustas; participação em fóruns e eventos do mundo todo; favorecimento em ocasião do ingresso em magistratura internacional – afinal, dificilmente a Assembleia Geral das Nações Unidas vai escolher um juiz que não saiba falar Inglês, para representar o Brasil na Corte de Haia.

Fonte: International Court of Justice (2021)

O INGLÊS JURÍDICO NO MUNDO

            Além de todas as motivações expostas, a mais simples, porém cirúrgica, que se pode dar ao operador do Direito é: o Inglês Jurídico permite conexões com o mundo inteiro em matéria jurídica! Seja em termos práticos de tratados e negociações ou em circunstâncias mais informais, como eventos, atividades e jantares, a presença do Inglês é inevitável. Ninguém quer perder uma grande oportunidade de trabalho apenas por não saber se comunicar em Inglês, ou deixar de aproveitar a ocasião de um jantar com jurista nativa de país falante de língua inglesa, como a juíza Ruth Bader Ginsburg, por exemplo.

Fazendo o curso de “Inglês Jurídico” da Auding Idiomas, com um viés personalizado, para atender às suas necessidades em Língua Inglesa e até mesmo específicas em termos de aplicação jurídica, você vai superar todas essas barreiras e alcançar lugares inimagináveis, através de um simples passo: speak English!

Escrito por Italo Medeiros Decottignies

Fontes:

https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/ingles-juridico-1
https://www.academiadeingles.com.br/ingles-juridico-para-os-advogados-conheca-a-importancia/
https://blog.topenglish.com.br/ingles-juridico-importancia-de-uma-segunda-lingua-na-area-direito/
Comentários

Posts Relacionados

  • 5 dicas de filmes indicados ao Oscar 20195 dicas de filmes indicados ao Oscar 2019Ontem em Los Angeles, Califórnia, aconteceu o Oscar 2019, cerimônia mais importante do cinema e a última da temporada de […]
  • Um Medo a Ser Enfrentado: Phrasal VerbsUm Medo a Ser Enfrentado: Phrasal VerbsQuem tem medo de phrasal verbs? Phrasal verbs, ou verbos preposicionais, são combinações de verbos e preposições, verbos e advérbios ou […]
  • Hablas Portuñol?Hablas Portuñol?O espanhol é atualmente a segunda língua mais falada no planeta, e tem cada vez mais ocupado um lugar significativo no mundo empresarial e […]

Deixe um Comentário